
COMPOSIÇÃO DO COLEGIADO

Adriana de Fátima Franco
(UEM/DPI/PPI)
É graduada em Psicologia pela UNESP/Bauru (1996), mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2001), doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP (2006) e Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista ( UNESP_ Araraquara, sob a orientação da professora Ligia Marcia Martins). Atuou como professora da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino fundamental de 1993 a 1998. É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. É membro da comissão executiva da Revista Psicologia em Estudo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, educação, psicologia histórico-cultural.

Ângelo Antônio Abrantes
(UNESP Bauru)
É psicólogo, professor da graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista- Unesp – Faculdade de Ciências Bauru – SP. Trabalha com a formação de psicólogos, educadores e trabalhadores que se interessam pelos seguintes temas: Fundamentos marxistas da Psicologia Histórico-cultural; Formação humana no contexto das contradições ente capital e trabalho; o desenvolvimento da atividade consciente e a relação entre educação infantil e o desenvolvimento psíquico.

Fernando Wolff Mendonça
(UEM/DTP/PPI)
É professor do Departamento de Teoria e Pratica da Educação da Universidade Estadual de Maringá Graduado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação e Educação Especial, com ênfase na organização da atividade de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas publicas, formação docente e planejamento da avaliação de aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural.

Ivan Ducatti
(UFF/ESS)
Historiador. Doutor em História Social pela USP/SP e Pós-Doutor em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Adjunto de História Contemporânea junto à Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ). Vice-coordenador do Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia a partir do Materialismo Histórico-Dialético (NEGREM) (UNIRIO). Trabalha com formação histórica brasileira e mundial contemporânea, políticas sociais, história da eugenia e história econômica.

Lígia Regina Klein
(UFPR)
É licenciada em Letras Português Francês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Educação História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutora em Educação, pela UNICAMP. Professora aposentada da Universidade Federal do Paraná. Trabalha com os seguintes temas: educação e trabalho, educação e sociedade, letramento e EJA.

Silvana Calvo Tuleski
(UEM/DPI/PPI)
É psicóloga, professora da graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-PR. Trabalha com a formação de educadores, psicólogos e trabalhadores/as de áreas afins que se interessem pelos seguintes temas: Fundamentos marxistas da Psicologia Histórico-Cultural; Psicologia Histórico-Cultural e educação; processos de desenvolvimento humano e sofrimento psíquico na perspectiva histórico-cultural.

Terezinha Martins dos Santos Souza
(UNIRIO)
É psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e
pós-doutora em História Contemporânea pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), Universidade Nova de Lisboa (UNL) – Lisboa – Portugal.
É professora na Faculdade de Ciências Sociais da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e Coordenadora do Negrem (Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia a partir do Materialismo histórico dialetico)
Trabalha com os temas: trabalho, sistema sexo/gênero, raça/etnia e Assédio Laboral.